Há uma série de passos a dar quando se quer começar a procurar um emprego. Aqui estão os principais passos a seguir:
Passo 1: Tomar consciência da sua necessidade
Para optimizar a sua procura de emprego, é importante estar consciente da necessidade em questão. Que qualidades quer salientar? Quais são os sectores de actividade que correspondem às suas aspirações? É também importante fazer a si próprio as perguntas certas para determinar o seu perfil profissional e visar as empresas mais susceptíveis de recrutar neste campo.
Passo 2: Construa o seu perfil
Tendo identificado as suas necessidades e aspirações, chegou o momento de traçar o seu perfil profissional. Que competências e experiência possui? Que competências e experiência possui e o que gostaria de adquirir? É também importante conhecer os sectores de actividade mais promissores e os empregos que lhes correspondem.
Passo 3: Defina os seus objectivos
Depois de definir o seu perfil profissional, é importante definir os seus objectivos. Que empresas correspondem aos seus critérios? Que trabalhos gostaria de fazer? É também importante estabelecer prazos e determinar as medidas a tomar para alcançar os seus objectivos.
Passo 4: Criar um pacote de aplicação
A aplicação é a ferramenta mais importante para ser notada pelos recrutadores. Deve ser limpo e reflectir o melhor possível as aptidões e qualidades do candidato. É importante fornecer o máximo de informação possível e destacar-se dos outros candidatos, acrescentando um toque pessoal.
Passo 5: Escrever uma carta de apresentação
A carta de apresentação é uma oportunidade para o candidato se apresentar a si próprio e às suas motivações. Deve ser claro, conciso e informativo. É importante salientar as qualidades e capacidades que correspondem à posição e ser dinâmico e entusiástico.
Passo 6: Registo em redes sociais
As redes sociais são uma forma de destacar o seu perfil profissional e de se conectar com os recrutadores. É importante utilizar as redes mais relevantes, de acordo com o sector de actividade e a posição que se pretende atingir. As redes sociais mais populares são o LinkedIn e o Viadeo.
Passo 7: Crie o seu perfil online
A utilização de redes sociais é também uma oportunidade para criar um perfil profissional online. Este perfil pode ser alojado num website dedicado ou numa rede social. Deve ser completo e destacar as qualidades e aptidões do candidato.
Passo 8: Contactar os recrutadores
Os recrutadores são facilmente acessíveis nas redes sociais e nos conselhos de emprego. É importante entrar em contacto com eles e apresentar a sua candidatura. Os intercâmbios também podem ser feitos através de fóruns e grupos de discussão.
Passo 9: Distribua o seu CV
O CV é o documento mais importante para dar a conhecer as suas qualificações aos recrutadores. É importante divulgá-lo em redes sociais e conselhos de emprego. Recomenda-se também a sua distribuição a empresas que correspondam aos seus critérios.
Passo 10: Preparar para as entrevistas
As entrevistas são um passo importante na procura de emprego. É importante preparar as suas perguntas e informar-se sobre a empresa. É também aconselhável preparar-se física e psicologicamente.
Passo 11: Seguir as ofertas de emprego
É importante seguir as ofertas de emprego para não perder oportunidades que correspondam ao seu perfil. As ofertas de emprego podem ser encontradas em redes sociais e conselhos de emprego. Também se recomenda a subscrição de alertas e boletins informativos por correio electrónico.
Passo 12: Participar em feiras e fóruns
Feiras e fóruns são uma oportunidade para conhecer os recrutadores e apresentar a sua candidatura. É importante ser dinâmico e entusiasta e ser capaz de captar a atenção dos recrutadores.
Passo 13: Formação
A formação é um elemento chave na procura de emprego. É importante aprender sobre novas tecnologias e novos empregos. Há muitos cursos de formação que correspondem às aspirações dos candidatos.
Passo 14: Fazer missões temporárias
As tarefas temporárias são uma oportunidade para se familiarizar com as actividades de uma indústria e para demonstrar as suas competências. Também lhe permitem ser notado por recrutadores.
Passo 15: Actualize o seu CV
O CV deve ser constantemente actualizado para reflectir novas competências e experiência. É importante torná-lo atractivo e destacar os pontos fortes do candidato.
Passo 16: Praticar a entrevista
A entrevista é um passo importante na procura de emprego. É importante que se prepare física e psicologicamente. É também aconselhável aprender sobre as perguntas mais frequentes.
Passo 17: Fazer um estágio
Um estágio é uma oportunidade de descobrir um sector de actividade e de se familiarizar com as actividades de uma empresa. É também uma oportunidade de ser notado pelos recrutadores.
Passo 18: Fazer um curso de formação
A formação é um elemento chave na procura de emprego. É importante aprender sobre novas tecnologias e novos empregos. Há muitos cursos de formação que correspondem às aspirações dos candidatos.
Passo 19: Ligar com profissionais
Os profissionais são valiosas fontes de informação para a procura de emprego. É importante ligar-se a eles e apresentar-lhes a sua candidatura. Os intercâmbios também podem ser feitos através de fóruns e grupos de discussão.
Passo 20: Manter-se motivado
A motivação é um elemento chave na procura de emprego. É importante manter-se sempre motivado e perseverar apesar das dificuldades.